A Cia

Damião e Cia de Teatro é um grupo de pesquisa e criação de teatro de rua formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Em 2009, a companhia iniciou suas pesquisas através da investigação das diferentes potencialidades que emergem do trabalho do ator na rua. Nessa busca, os atores encontraram potentes matrizes cênico-musicais nas manifestações populares brasileiras e seus brincantes, que se tornaram as grandes referências para a pesquisa do grupo.

Em 2012, a Damião e Cia de Teatro estreou As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. O premiado espetáculo já viajou por todo Brasil, sendo apresentado em mais de 20 festivais, com um público estimado em 10 mil pessoas. Nesta peça, a companhia cria uma comunhão entre artistas e público, que compartilham uma experiência teatral permeada com o clima festivo das festas populares e alicerçada no diálogo entre a saga do homem contemporâneo e as dramaturgias que emergem dos brinquedos tradicionais.

Em 2013, o grupo montou Estrela da Madrugada – a história de um palhaço apaixonado, espetáculo contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). A peça adentra o universo das pantomimas tradicionais e do circo-teatro brasileiro e busca, através dos recursos cômicos e lúdicos, uma integração entre o público infanto-juvenil e temáticas como a amizade, o amor e a morte. O espetáculo estreou em fevereiro de 2014 e foi apresentado em diversas praças e escolas públicas de Campinas, com público estimado em 4 mil pessoas.

Damião e Cia de Teatro acredita que a experienciação poética e coletiva em local público constitui um importante agente de transformação sociocultural, ao criar rupturas no cotidiano – respiros poéticos em meio ao caos dos problemas diários. Com este pensamento, desde 2014, a companhia integra a Rede Usina Geradora de Cultura, conjunto de coletivos que compartilham a gestão de espaços na antiga estação ferroviária de Campinas/SP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *